VEJA A IMPORTANTE RETRATAÇÃO DA GLOBO EM REDE NACIONAL SOBRE INFORMAÇÃO EQUIVOCADA DO EXERCÍCIO DA ACUPUNTURA.

Escrito em 1 de dezembro de 2014 ás 12:17 por

No meio do XIV Congresso de Biomedicina recebemos telefonemas de biomédicos acupunturistas aflitos com a reportagem equivocada do Bem estar no dia 20/11/14. Agradecemos à Dra. Thais Capelato de Marchi da Comissão Fiscal do CRBM1 que se manifestou solicitando corr eção da reportagem que dizia que só médicos podiam exercer a Acupuntura. Agradecemos também a ação da AGAFISA que imediatamente acionou esclarecimentos com a Rede Globo. Agradecemos principalmente à equipe do Programa Bem Estar por se retratar e corrigir o equívoco, demonstrando profissionalismo e coerência.

Veja a importante retratação da Globo em rede nacional.

http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/saiba-qual-a-melhor-forma-de-se-alimentar-antes-e-depois-da-atividade-fisica/3780642

E-mail encaminhado à Rede Globo através https://falecomaredeglobo.globo.com/ como pessoa física, aguardando retorno.

Prezados senhores, Meu nome é Thais Capelato De Marchi, sou biomédica e não trabalho na área de acupuntura mas, ao assistir o “Bem Estar” desta manhã, me preocupei com a informação prestada pelo programa, afirmando ser a acupuntura uma atuação de EXCLUSIVIDADE médica.

A acupuntura/medicina tradicional chinesa é classificada, pela UNESCO, como Patrimônio cultural intangível ou imaterial (http://www.unesco.org/culture/ich/index.php?RL=00425), promulgada através do Decreto nº 5.753, de 12 de abril de 2006 que entrou em vigor, no Brasil, em 1o de junho de 2006 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5753.htm).

A acupuntura é intercultural (http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pic.php) e, por não termos leis específicas, não pode sofrer limitações, conforme esclarecido em nota técnica do Ministério da Saúde – Secretaria de atenção à Saúde – Departamento de Atenção Básica, de 26 de setembro de 2013:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/nota_tecnica_acunputura.pdf

A acupuntura é multiprofissional: segundo Recomendação Nº 005, de 12 de abril de 2012 do Conselho Nacional de Saúde (http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes/reco_12.htm) que descreve: “Considerando o que preconiza a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, pactuada na Comissão Intergestores Tripartite e implementada pelo Ministério da Saúde, que prevê a utilização multiprofissional da Medicina Tradicional Chinesa, no que concerne à Acupuntura” e recomenda:

Portanto, como biomédica, conhecedora das Resoluções nº 2/95 e nº 78/02 do Conselho Federal de Biomedicina, (Resolução nº 2/95
http://crbm1.gov.br/RESOLUCOES/resolucao_02-03.pdf e
Resolução

nº 78/02 http://crbm1.gov.br/RESOLUCOES/Res_78de29abril2002.pdf, respectivamente) venho por meio deste solicitar a retificação de informação prestada no programa Bem Estar de 20/11/2014.

Me coloco à disposição e agradeço desde já a atenção desprendida e a retificação breve.
Att.
Thais Capelato De Marchi

____________________________________________________________
A RESPOSTA DA EMISSORA:

De: FALE CONOSCO
Data: 24 de novembro de 2014 20:15
Assunto: BEM ESTAR – SUGESTÃO – 20/11/2014
Para: “tha.capelato@gmail.com”

Thais

Respeitamos sua opinião.

Sua mensagem foi atenciosamente lida e encaminhada.

A equipe do Bem Estar não teve intenção de desmerecer os outros profissionais que atuam na área de acupuntura. Na edição do programa, do dia 21 de novembro, a apresentadora Mariana Ferrão retomou o assunto para esclarecer a informação apresentada na reportagem.
Para assistir ao conteúdo, acesse o link:http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/saiba-qual-a-melhor-forma-de-se-alimentar-antes-e-depois-da-atividade-fisica/3780642

Cordialmente,
Globo.

Saiba mais: www.redeglobo.com.br