NOVO GUIA DE ESTRATÉGIAS DA OMS PARA AS MEIDICNAS TRADICIONAIS E A COMPLEMENTAR

Escrito em 5 de setembro de 2014 ás 9:49 por


A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um Guia de Estratégias das Medicinas Tradicionais de 2014 até 2023 “Este documento é destinado a fornecer informações, contexto, orientação e apoio para os formuladores de políticas, planejadores de serviços de saúde, especialistas em saúde pública, comunidades de medicina tradicional e complementar e outras partes interessadas sobre medicina tradicional e complementar incluindo produtos, práticas e profissionais.”

“Esta nova estratégia analisa a contribuição potencial que a medicina tradicional e a complementar podem fazer para a saúde, em especial a prestação de serviços de saúde e estabelece ações prioritárias para o período até 2023 . Esta estratégia é uma resposta eficaz e pró-ativa para a resolução da Assembleia Mundial da Saúde sobre a medicina tradicional (1), que incentiva os Estados-Membros a considerar a medicina tradicional e a complementar como uma parte importante do sistema de saúde e desenvolve o trabalho apresentado na Declaração de Pequim, aprovada pelo Congresso da OMS sobre Medicina Tradicional em 2008.”

A OMS estabelece definições para a medicina tradicional e a medicina complementar:

Medicina tradicional : tem uma longa história. É a soma total dos conhecimentos, habilidades e práticas baseadas nas teorias, crenças e experiências indígenas de diferentes culturas, seja explicável ou não, utilizados na manutenção da saúde, bem como na prevenção, diagnóstico, tratamento ou melhoria de doenças físicas e mentais.

http://www.who.int/medicines/ áreas / tradicionais / definições / en /

A medicina complementar : Os termos “medicina complementar” ou “medicina alternativa” referem-se a um amplo conjunto de práticas de saúde que não fazem parte da própria tradição do país ou a medicina convencional e não estão plenamente integrados no sistema de cuidados de saúde dominante . Eles são utilizados de forma intercambiável com a medicina tradicional, em alguns países. (http://www.who.int/medicines/areas/traditional/definitions/en/).

A medicina tradicional e complementar , funde os termos Medicina Tradicional e Medicina Complementar , que engloba produtos, práticas e profissionais.


Clique aqui para fazer o download do artigo.

VIDE O GUIA COMPLETO NO LINK ARTIGOS .