I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (1º SIPIC-UnB)

Escrito em 22 de março de 2015 ás 14:30 por


Ocorreu no período de 11 a 13 de março de 2015. Os anais do 1º SIPIC serão publicados em fascículo especial da revista TEMPUS Actas de Saúde Coletiva (www.tempusactas.unb.br). E a revista PharmacologyOnLine irá publicar um número especial dedicado ao evento, com preço diferenciado para participantes que queiram publicar o trabalho. As instruções para autores podem ser acessadas no site de PharmacologyOnLine: (http://pharmacologyonline.silae.it/front).

A COORDENADORA DA COMISSÃO DE ACUPUNTURA DO CRBM1, PARTICIPOU DO I SIMPÓSIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES BASEADAS EM EVIDÊNCIA , NA UNB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Mesa Redonda , participaram: representantes dos Conselhos: Regional de Medicina, de Biomedicina, Federal de Nutrição, de Farmácia e Fisioterapia. Conforme apresentação em anexo, foi firmado que o profissional biomédico acupunturista, embora seja pautado no modelo biomédico de Ciência, não está fora dos objetivos das Práticas Integrativas e Complementares.

Foi solicitado que se busque um outro termo para a justificativa da fundamentação do SUS, baseada na oposição ao “modelo biomédico” e à “. Biomedicina” , em função do constrangimento e isolamento que se provoca ao profissional biomédico . Não se pode negar a Ciência. Quando se promove as PICs baseadas em evidências, há a necessidade de se buscar os recursos da Ciência, cabe-nos no entanto humanizar essa busca. O profissional biomédico acupunturista está alinhado com as estratégias da OMS.

Discutimos a inclusão do saber indígena, do saber popular, no entanto ainda temos bastante a caminhar na construção do reconhecimento do potencial multiprofissional do brasileiro. O momento ainda é de cada um estar fortalecendo a sua seara, uma vez que em todas as áreas da Saúde é considerável o grau de desunião das classes e o baixo estímulo para o conhecimento e o desenvolvimento da Saúde Pública em nível acadêmico. E aqueles profissionais que estão desbravando terrenos nesse contexto ,têm notadamente um ideal de alma e um grande amor pelo que realizam.

Agradecemos aos coordenadores do excelente evento a oportunidade e o acolhimento.

Clique aqui para fazer o download deste assunto.