BIOMEDICINA no I PICs NE : I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde DE 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO EM JUAZEIRO – BA

Escrito em 28 de maio de 2013 ás 11:20 por

pELA CONSTRUCAO DE UM NOVO MODELO DO CUIDADO

Pela reconstrução do modelo de cuidado

Dra. Renata Rosehini, biomédica acupunturista, membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da ABIOMAC , participará do evento no eixo 2  da programação : Produção de Conhecimento e Pesquisas no contexto das PICs: Práticas Integrativas, Racionalidaes Médicas e Sistemas Complexos de cuidados ,com os seguintes trabalhos:

– A ACUPUNTURA COMO PIC NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA USF CANDEAL,  e

– ANALISE DOS EFEITOS DA ACUPUNTURA AURICULAR E SISTÊMICA EM PACIENTES SOB TRATAMENTO ANTITABAGISMO em co autoria com outras biomédicas.

 

A Biomedicina apóia a PNPIC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

 

Esclarecemos que a formação do biomédico acupunturista tem ênfase na prática da Acupuntura Tradiconal e Moderna , que é um modelo formatado na prática integrativa, que analisa e trata o indivíduo como um todo, estimula a prevenção da saúde e otimiza os demais tratamentos convencionais. O Biomédico Acupunturista realiza pesquisas com as bases do “modelo biomédico” ora questionado, de forma a desenvolver pontes entre os conhecimentos ocidentais vigentes e os orientais tradicionais, não representando por isso uma ameaça à regularização das Práticas Integrativas e Complementares. Testemunhamos portanto, uma vivência profissional em que vislumbramos a possibilidade de equilibrar a Ciência e a Tradição.

Importa-nos não sermos confundidos com uma tendência que se fortalece em combater o “modelo biomédico vigente” em Saúde.