Realizamos na 1ª Jornada Internacional de Acupuntura Tradicional Moderna

Escrito em 26 de dezembro de 2012 ás 16:01 por

A seguir descrevemos o que de importante aconteceu na 1ª Jornada Internacional de Acupuntura Moderna e Tradicional da ABIOMAC!

No XIII Congresso Brasileiro e Internacional de Biomecina com o total apoio da ABBM, para a realização das conferências internacionais, agradcecemos em especial o Dr. Silvio Cecchi e todos os que acreditam e fortalecem a especialidade dentro da Biomedicina.

Com a finalidade de aglutinar e estimular interesses sobre a especialidade da Acupuntura , a ABIOMAC preparou a I Jornada Internacional de Acupuntura Tradicional e Moderna. A ABIOMAC tem a premissa de desenvolver a especialidade da Acupuntura dentro da Biomedicina, como prevê a ABBM ao estimular todas as especialidades biomédicas a formar a sua Associação.

O evento foi um sucesso!

Foram 934 participantes que prestigiaram as palestras, mesas redondas e cursos que aconteceram no evento. Tivemos 2 partcicipantes que realizaram a prova de título; informamos que no próximo ano em data oportuna, novas provas serão aplicadas. FIQUEM ATENTOS que no site informaremos com antecedência as datas.

Palestrantes que muito nos honraram com sua presença e experiência:

Dr. Ângelo Giovani Rodrigues: Engenheiro Agrônomo, doutor em Fitotecnia na área de plantas medicinais. Atuou como consultor do ministério da saúde no departamento de assistência farmacêutica, de 2002 a 2007, responsável pela área de plantas medicinal e fitoterápica, coordenou os grupos de trabalho de fitoterapia na “Política Nacional de
Práticas Integrativas e Complementares” e da “Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.”Desde 2009 atua como consultor da Área de Práticas Integrativas e Complementares, da Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde.

Prof. MCs Antonio José Ipólito: Biomédico com especialização em Patologia Clinica e Acupuntura; Perito Criminal Toxicologista; Mestre em Ciências na área de Bioengenharia pela USP; docente da disciplina de Acupuntura do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Barão de Mauá de Ribeirão Preto-SP; Coordenador da Comissão de Pesquisa da ABIOMAC.

Dr. Arlindo Rossi: Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Recife (2004) e especialização em Acupuntura pelo Centro Integrado de Terapias Energéticas (2004). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em FISIOTERAPIA. Um dos responsáveis pela implantação da Acupuntura no Exército.

Dra. Cláudia Landi:  Biomédica especialista em Hematologia e Banco de Sangue com Pós- graduação em analises clínicas, pós graduação em Acupuntura em 2005. Membro da ABIOMAC – Associação Biomédica de Acupuntura.

Profa. MCs Denise Harari: Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade de São Paulo (2004). É mestranda na área de Ergonomia – FMUSP e tem pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa.

Dra. Eneida Mara Gonçalves: Formada em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina – em 1984 pela OSEC Organização Santamarense de Educação e Cultura, com especialidade em Análises Clínicas. Especialidade em Acupuntura em (1987). – Membro da ABBM-Associação Brasileira de Biomedicina, integra a Comissão Científica na área de Acupuntura. – Integrante do Conselho Regional de Biomedicina 1ª região, coordena a Comissão de Acupuntura do Conselho. – Sócia fundadora do CIAA Centro Integrado de Atualização em Acupuntura, onde organiza e coordena cursos de Acupuntura (pós-graduação Lato Sensu, extensão, seminários )– Docente da UNISA, na disciplina de Acupuntura no curso de Biomedicina. – Membro da BIT Brasil Sociedade de Terapias Por Informação Biofísica. – Presidente da ABIOMAC – Associação Biomédica de Acupuntura.

Dr. Fernando Góis: Enfermeiro, coordenador de Enfermagem e responsável técnico do SAMU Regional de Mogi das Cruzes.

Dr. Francisco Vianna Filho: Conferencista internacional pela Vega Akademie – Schiltach – Alemanha (medicina funcional alemã e System Information Therapy) Especialista em Homeopatia, Medicina Antroposófica, Medicina Biológica, Homotoxicologia. Especialista em Terapia por Informação Biofísica pela Sociedade Médica Internacional de BIT – Freiburg – Alemanha. Presidente da Sociedade Médica Brasileira para BIT.

Dr. Francisco Pereira: Médico e Fisioterapeuta, especialista em Acupuntura  pela ABACO, especialista em fitoterapia pelo American College of Tradicional Medicine (EUA). Doutor em Acupuntura pela UNIMEC, docente Superior pela FRASCE – ASCE Brasil, Diretor acadêmico do sistema CBA/ABACO.

Profa. Dra. Gisele Damian: Farmacêutica, especialista em Acupuntura (IBRATE), Mestre em saúde coletiva (UNISUL), Doutoranda de saúde coletiva (UFSC), consultora técnica do Núcleo Telessaúde SC, pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos em Saúde e Sociedade UFSC e do Grupo de Estudos de Plantas Medicinais do sul de Santa Catarina.

Dra. Janete Santos Moreno: Fisioterapeuta pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), 1985. Especialização em Fisioterapia Respiratória Funcional pela Universidade Estácio de Sá (RJ), 1987. Formada em Medicina Tradicional Chinesa – CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias alternativas) – São Paulo-SP/1998. Especialista em Medicina Tradicional Chinesa conferido pelo CONBRAC (Colégio Brasileiro de Auto- Regulamentação da Acupuntura)-São Paulo-SP/2002. Fitoterapia Chinesa pelo Instituto Cayce – Campinas, São Paulo/2004. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa pela W.F.A.S (World Federation of Acupuncture e Moxibustion Societies) – Beijin- China/2005. Pesquisadora e divulgadora da Técnica Stiper (Stimulation and Permanency) para o Brasil desde 2005. Atua a mais de 12 anos na área da Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares, aplicando diversas técnicas de tratamentos. Professora convidada dos cursos livres de Medicina Tradicional Chinesa no CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias alternativas). Ministrante de cursos de Medicina Tradicional Chinesa e Fitoterapia Chinesa. Acadêmica de Biomedicina.

Dr. José Roberto Tavares Lima: Biomédico acupunturista- especialista em Acupuntura e Fitoterapia- Atuando em clinica própria, nas modalidades de Acupuntura Tradicional Sistêmica e Auricular e Acupuntura Moderna, com uso de LASER, Eletroestimulação, Magnetoterapia, Homeopatias e Fitoterapia Nacional e Chinesa. É professor em cursos de Acupuntura e Fitoterapia e palestrante em eventos. É membro da Associação Biomédica de Acupuntura (ABIOMAC).

Profa. MCs Josne Carla Paterno: Possui graduação em Biomedicina pelo CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU (2005). 

Prof. Dr. Juan Cabanillas: Doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas com área de atuação em Acupuntura, Neuroimunologia e Medicina Tradicional Chinesa, Mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas, Especialista em Acupuntura pelo Centro de Ensino Superior de Homeopatia IBEHE, Aperfeiçoamento em Acupuncture & Moxibustion pela Beijing Traditional Medicine Training Center of the World Federation Acupuncture-Moxibustion Societies, Membro da Academia Americana de Neurologia. Atualmente é Coordenador do curso de Pós-graduação em Acupuntura da Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS.

Dr. Marcelo Milanda: Atualmente é coordenador geral do Centro de Estudos de Terapias Naturais de Bauru, Diretor da Clínica Crescer e biomédico da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Microbiologia e Acupuntura.

Prof. Dra. Maria Júlia Paes da Silva: Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1989) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1993). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, humanização, não verbal, enfermagem, cuidar e práticas complementares de saúde.

Dra. Marly Inez dos Reis: Biomédica, coordenadora chefe do SAMU Regional de Mogi das Cruzes.

Dra. Mônica Aparecida Fernandes Grau: Biomédica, Administradora de empresas, Pós-graduada em Saúde Pública. Especialização em Acupuntura e Fitoterapia, Diretora Técnica de Serviços de Saúde do Cento de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.

Dr. Orlando de Oliveira Jr.: Enfermeiro, coordenador do NEP – Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional de Mogi das Cruzes.

Dra. Renata Roseghinni: Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas – Mod. Médica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas – Mod Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é acupunturista – Consultório de Acupuntura, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, professora convidada da Associação Brasileira de Acupuntura e professora assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – FBDC. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase nos temas: mitógenos, alcalóide, flavonoides, apoptose e experiência na área de Educação em Saúde e Saúde Comunitária. Atua na área clínica de Acupuntura.

Dr. Ricardo Massao Maki: Coordenador do Programa Estadual de Acupuntura.

Profa. MCs Sandra Silvério Lopes: Graduação em Farmácia e Bioquímica (UEL) e graduação em Fisioterapia (UTP). Doutoranda em Ciências do Desporto pela UTAD. Mestre em Tecnologia em Saúde (PUC/PR). Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior (UEL), Pós Graduação e Especialização Profissional em Acupuntura (EMOSP/UENP). Pós-graduação em Administração Industrial (UFPR). Aperfeiçoamento em Acupuntura Avançada pela Word Federation Acupuncture Societes (WFAS-CHINA). Coordenadora e docente da Pós Graduação em Acupuntura do IBRATE (há 14 anos). Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (SOBRAFISA-2010-2013). Editora e revisora da Revista Brasileira de Terapias e Saúde (RBTS). (Conferencista, e pesquisadora do Nucleo de Pesquisas em Acupuntura-NUPEA) com especial interesse em eletroacupuntura, eletrodiagnóstico Ryodoraku, acupuntura auricular, recursos não invasivos em acupuntura, e algometria de pressão.

Dr. Sérgio Franceschini Filho Atualmente é professor convidado de fitoterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, professor convidado de fitoterapia da Universidade de São Paulo, professor de fitoterapia brasileira do Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia, professor de fitoterapia do Centro de Estudos e Terapias Alternativas CEATA, proprietário – CASA DA TERRA – Clínica de Acupuntura e Fitoterapia, CASA DA TERRA Plantas Terapêuticas e CASA DA TERRA Cursos Complementares coordenando o curso de pós-graduação em acupuntura. Tem experiência em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: acupuntura, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, fitoacupuntura e fitoestimulação. Pesquisa plantas terapêuticas na região amazônica onde atua também no auxílio a comunidades ribeirinhas.

Dr. Sérgio Tinoco Panizza: Graduação em Farmácia Industrial. 
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Presidente da CONBRAFITO – Confederação Brasileira de Fitoterapia (S. Paulo).

Dra. Sheila Kátia Cozin Nosow: Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP (2009), é também formada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela mesma instituição (2005). Especialista em Acupuntura pelo CIAA (2009) e Terapeuta Floral pela 10 Healing Herbs. Acumula experiência profissional em  cuidado domiciliar, gestão de doentes crônicos, gestão de benefícios empresariais (seguro saúde e de vida), auditoria de contas e docência em nível técnico na enfermagem. Atualmente é Professora Assistente da Graduação e Pós-Graduação lato sensu em Enfermagem no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) em Jundiaí/SP. Desenvolve pesquisa nas áreas: Terapia Floral, Acupuntura, sentimentos que interferem a Qualidade de Vida do indivíduo, Oncologia, Cuidados Paliativos, Avaliação de Serviços e Satisfação do cliente e saúde da mulher.

Profa. MCs Simone Spadafora: Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Amaro (1992). Atua como coordenadora de projeto no Instituto Adhara/Projeto Aprender a Ouvir (crianças e jovens surdos) e como acupunturista na Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade (pessoas idosas). Professora dos cursos Pós Graduação Lato Sensu em Acupuntura pela Casa da Terra/Faculdade Mario Schenberg. Mestranda do curso de Pós Graduação em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Áreas de pesquisa: medicina tradicional chinesa, envelhecimento, surdez.

Prof. Dr. Sohaku Bastos:  Graduado em Medicina Oriental pela Escola Imperial de Medicina no Japão; Bacharel em Medicina pela Faculdade de Estudos Médicos da UNIMEC- Sri Lanka, Mestre em Terapia HONNO pelo Instituto Dr. Iwata de Medicina Oriental do Japão; Doutor em Acupuntura pela Open International University – Sri Lanka, Doutor em Filosofia da Medicina Oriental pela UNIMEC; Docente Superior na árera de saúde pela Faculdade FRASCE-ASCE Brasil; Intrudutor da Eletroacupuntura no Brasil; autor de 8 livros de Eletroacupuntura em Medicina Oriental; Ex Conselheiro Estadual de Educação do RJ; Cônsul a. h. do Sri Lanka para o Estado do RJ; Membro do Conselho Diretor do American College of Tradicional Medicine EUA; Fundador do sistema Educacional CBA/ABACO e do Instituto Politécnico de Saúde.

Dra. Vanessa Dias Tornai Favini: Biomédica acupunturista.

Dr. Wu Tou Kwang: Medico Cirurgião Vascular, Acupuntura, Dr. Presidente do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas – São Paulo/SP), grande incentivador da Acupuntura multidisciplinar. 

 Palestrantes Internacionais:

Dr. Giovanni Maciocia: Pós Graduado em Acupuntura na Universidade  Universidade de Nanjing de Medicina Tradicional Chinesa;é autor de “língua – diagnóstico em Medicina Chinesa”, “Os Fundamentos da Medicina Chinesa”, “A Prática da Medicina Chinesa”, “Obstetrícia e Ginecologia em Medicina Chinesa” “Diagnóstico em Medicina Chinesa” e “Os Canais de Acupuntura ,”A Psique na Medicina Chinesa – Tratamento das desarmonias emocionais e mentais com acupuntura e ervas chinesas”.

Dra. Kang Qiao: Médica, especialista em cosmetologia na China

Dr. Ye Yuriu:  Médico na China , doutor em Medicina Tradicional Chinesa – Fitoterapeuta. Reside e trabalha em S. Paulo utilizando as plantas brasileiras com o enfoque na visão da Medicina Tradicional Chinesa.

Dra. Paula Wu : farmacêutica e Bioquímica, tradutora dos chineses no evento.

Dr. Charles Ma – Biomédico toxicologista, tradutor da Dra. Kang (fora do evento). Muito obrigado Charles, você foi ótimo!

Dr. Ephraim Medeiros  – Biomédico acupunturista, estabelecido na China. Intermediou a relação ABBM-ABIOMAC com os contatos na China para liberação das doutoras chinesas. Ele é um ótimo contato para abrir caminho para a  Biomedicina (em todos os aspectos) na China!

Infelizmente nas vésperas da viagem a Dra. Yuan   Xiuli, expert em neurologia e Acupuntura , não pode vir . Os temas   complementariam imensamente os demais, tais como o tema sobre Depressão. O biomédico Dr. Juan Cabanillas, no entanto, abrilhantou sua participação ao cobrir esse vazio repentino com seus trabalhos sobre doenças autoimunes (esclerose múltipla,etc) e sua experiência com pacientes oncológicos.

CURSOS PRÉ CONGRESSO REALIZADOS POR VIDEOCONFERÊNCIA               

Medicina Tradicional Chinesa – Teorias Básicas:

Conteúdo Fundamental da Teoria Yin-Yang, aplicação Prática da Teoria Yin-Yang, teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos.

Fisiologia Energética:

Qi, o Sangue (Xue) e os Líquidos Orgânicos (Jin Ye), Jing (essência), Shen (mente), os Zang Fu: (Zang/órgão) e suas funções, os Fu (vísceras) e suas funções, relacionamentos entre Zang, Fu as vísceras extraordinárias. Classificação Geral dos Jing Luo, os catorze Meridianos principais, os pontos de Acupuntura.

Estudo Anátomo Funcional do Jing-Mai (Meridianos) principais e pontos:

Trajeto Externo, localização e Função dos Pontos, relações com órgão e vísceras.

Meridianos Tendinosos ou Tendino musculares:

Relação com os Meridianos Principais e funções.

Meridianos Divergentes ou Distintos:

Relação com os Meridianos Principais e funções.

Meridianos Extraordinários ou Vasos Maravilhosos:

Características Gerais – A organização em pares, Pontos Mestres (de abertura), Du Mai e Ren Mai (Pequena Circulação).

Semiologia e propedêutica energética:

Inspeção, Olfação, Interrogatório, Palpação, Auscultação.

Princípios Diagnósticos em MTC:

Semiologia da Língua, Pulsologia.

Oito Critérios diagnósticos:

Etiologia e etiopatogenia, interno e externo, Yin/yang, superficial e profundo, excesso e deficiência, fatores nem internos, nem externos.

Síndromes Energéticas I:

O processo de adoecimento, modificações Patológica, produções Patogênicas: Yu Xue e Tan Yin, Estagnação de Sangue; Flegma ou Mucosidade.

Síndromes energéticas II – Zang Fu:

Diferenciação de Síndromes, distúrbios das Zang (Órgãos), distúrbios dos Fu (Vísceras), distúrbio envolvendo mais de um órgão.

Síndromes energéticas III:

Síndrome das quatro camadas, síndrome dos três aquecedores.

Métodos de estímulos em Acupuntura tradicional e moderna.

Os mecanismos de ação da Acupuntura.

INFORMAMOS QUE AS VIDEOCONFERÊNCIAS PRÉ CONGRESSO  ESTARÃO ACESSÍVEIS PARA OS ASSOCIADOS DA ABIOMAC.

ESTAMOS EM FASE DE ADEQUAÇÃO DO MATERIAL PARA O SITE.

 

GRADE DE PALESTRAS, MESAS REDONDAS E MINI CURSOS REALIZADOS NO CONGRESSO DA ABBM

 

PALESTRAS

– As exigências da vigilância sanitária para abertura de um consultório de Acupuntura

Biomédica, Dra. Mônica Aparecida Fernandes Grau – (CVS – Centro de Vigilância de S. Paulo

 – Bioética e Acupuntura

Biomédica, Dra. Vanessa  Tornado Dias

– Biossegurança  em Acupuntura

Fisioterapeuta, Dr. Ricardo Massao Maki  – Rio de Janeiro ,RJ

Mecanismos fisiológicos da eletroacupuntura em nefrologia

Biomédica, Profa. MSc. Josne Carlo Paterno – S. Bernardo do Campo, SP

– A indicação das plantas medicinais brasileiras na abordagem energética da MTC

Médico no exterior, doutor em Medicina Tradicional Chinesa, na China – Dr. Ye  Yuriu – S. Paulo

 – Noções de Cosmetologia Chinesa

Médica, Dra. Kang Qiao  (China )

 – Fisiologia energética da Obesidade segundo a MTC

Médica, Dra. Kang Qiao  (China )

 – Aspectos práticos da eletroacupuntura no tratamento do excesso e da deficiência

  energética

Médico e doutor em Acupuntura, formado no exterior, Dr. Sohaku Bastos – Rio de Janeiro –RJ

–  ABIOMAC – Atualizações sobre o exercício da Acupuntura

  Com a palavra a ABIOMAC

– O uso da Acupuntura nas doenças autoimunes: Esclerose Múltipla  , e

  Experiência do uso da Acupuntura, nos pacientes oncológicos, do HC da UNICAMP

Prof. Dr. Juan Cabanillas

– Diagnósticos energéticos e como tratar a depressão, segundo a MTC

– Vídeo previamente gravado na Califórnia

Dr. Giovanni Maciocia – Califórnia AUDITÓRIO GRANDE (A)

 

MESAS REDONDAS :

TÉCNICAS ADICIONAIS OTIMIZADORAS DA ACUPUNTURA

– Magnetoterapia 

Médico, Dr.Wu Tou Kwang  – CEATA – Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas

-Tratamento dos 12 tipos constitucionais com o uso dos Florais de Bach 

Enfermeira, Dra. Sheila Nosow

– Stiper

Fisioterapeuta, Dra. Janete Moreno

Biomédico, Dr. José Roberto

ACUPUNTURA E SAÚDE NA FAMÍLIA

– Atendimento de Acupuntura na Unidade de Saúde da Família do Candeal (BA) – uma atividade de ensino,pesquisa e extensão interdisciplinar.

Biomédica,Dra. Renata Roseghini  )  – Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública  – BA

– A escuta ampliada da acupuntura para as dores dos idosos

Biomédica, Profa. MCs Simone Spadafora  – Casa da Terra – S. Paulo

–  Saúde da Mulher: – regulação da lactação através da Acupuntura

Biomédico, Prof. MCs . Antonio José Ipólito – Ribeirão Preto – SP

A CONTRIBUIÇÃO DA FITOTERAPIA PARA A SAÚDE PÚBLICA – NORMATIZAÇÕES

– Farmacêutico,Dr. Sérgio Tinoco Panizza –  Presidente da CONBRAFITO – Confederação

Brasileira de Fitoterapia ( S. Paulo)

–  Farmacêutica, Dra. Gisele Damian – (Florianópolis,SC)

–  Eng. Agrônomo , Dr.Ângelo Giovani Rodrigues – (Brasília – DF)

A CONTRIBUIÇÃO DA FITOTERAPIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA DA ACUPUNTURA

 – Sugestão de plantas medicinais associadas a acupuntura, alternativas às plantas de

  prescrição  médica  exclusiva 

Biomédico, Dr. José Roberto Tavares Lima (Santos, SP)

– Fitoacupuntura

Biomédico, Dr. Sérgio Franceschini Filho – Casa da Terra (S. Paulo, SP)

OS AVANÇOS DA ACUPUNTURA NA ÁREA BIOMÉDICA

 –  Perfil energético em Acupuntura por eletrodiagnóstico através do  Ryodoraku em

   portadores de tuberculose  pulmonar 

Farmacêutica, Bioquímica e Fisioterapeuta, MSc Sandra Silvério Lopes  – Presidente da

SOBRAFISA Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas Curitiba, PR)

– Análise dos efeitos da acupuntura por imagem termográfica

Biomédico, Prof.MSc Antonio José Ipólito (Ribeirão Preto – SP)

–  Efeitos rinoprotetores da eletroacupuntura e da moxa

Biomédica, Prof. MSC Josne Carla Paterno ( São Bernardo do Campo- SP)

–   Efeitos biológicos do estímulo mecânico causado pela agulha de acupuntura nos pontos

    de acupuntura

Biomédico, Prof.Dr.Juan Cabanillas     (Araras –SP)

PROMOVENDO A RESILIÊNCIA HUMANA:- ACUPUNTURA E AS MEDICINAS TRADICIONAIS RESGATADAS PELA OMS

 – A capacidade de superação e a comunicação

Enfermeira, Profa. Dra. Maria Julia Paes da Silva – Escola de Enfermagem da USP/ Hospital

Universitário da USP (S. Paulo, SP)

– A Acupuntura no exército brasileiro

Fisioterapeuta, Dr. Arlindo Rossi (Recife, PE)

– A resiliência humana e o sistema Honno de Saúde        

Médico e doutor em Acupuntura, formado no exterior, Dr. Sohaku Bastos – Rio de Janeiro – RJ

 – Prevenção pela MTC, fortalecendo a resiliência humana.

Médico, Dr. Francisco Pereira – Rio de Janeiro – RJ.

 

 MINI CURSOS

– Craniopuntura de Yamamoto e as Síndromes Atróficas em MTC

Fisioterapeuta, Dra. Denise Harari –   S. Paulo – SP

– Práticas Corporais: Lian gong em 18 terapias – Vitalizando o terapeuta

Biomédica, Profa. MCs. Josne Carla Paterno

–  Primeiros Socorros Hospitalares

Biomédica Dra. Marly Inez dos Reis  – Coordenadora do Projeto SAMU de Guarulhos – SP

– As novas perspecitvas da Eletroacupuntura de Voll

Médico, Dr. Francisco Vianna Filho  – (Campinas, SP)