14 PRÁTICAS INTEGRATIVAS SÃO INCORPORADAS Á PORTARIA 971.

Escrito em 2 de maio de 2017 ás 19:28 por

14 PRÁTICAS INTEGRATIVAS SÃO INCORPORADAS Á PORTARIA 971.
De acordo com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, o objetivo principal da ação é diminuir o adoecimento e aumentar a qualidade de vida da população.

O Ministro da Saúde Ricardo Barros assinou a portaria em evento na última sexta-feira (24), em Porto Alegre

Portaria nº849/2017 que amplia a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) é assinada pelo ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros. O ato foi durante o 11º Encontro Holístico Brasileiro em Porto Alegre. A Política foi Instituída em 2006, a partir da Portaria GM/MS nº971, com cinco práticas — homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia —, e agora é incorporada mais 14 práticas.
“A portaria traz um grande avanço para as práticas integrativas. Temos 1700 municípios que já ofertam. O desafio é convencer mais prefeitos e secretários de saúde a adotarem na oferta de serviços em saúde as práticas para ampliar o acesso da população”, falou o ministro Ricardo Barros.
Com a assinatura da portaria, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga passam a ter diretrizes para formação, implantação e pesquisa dentro da PNPIC. “Ter uma normativa é muito importante dentro do cenário nacional, pois fortalece as práticas no SUS.
http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=2331